Fotografia 3D da profundidade do espaço

Fotografia 3D da profundidade do espaço

10 de Outubro de 2012 0 Por Tiago

Sabemos que o universo é grande e que se estende por uma vastidão quase incalculável, contudo, a perceção visual que temos dele é basicamente bidimensional.

As fotografias captadas pelos nossos telescópios revelam imagens planas e sem profundidade, contudo, graças ao astrofísico finlandês J-P Metsävainio, e à sua criatividade artística, a adição de paralaxe artificial às fotos permite criar perfeitas e belas imagens 3D das gigantescas nebulosas.

Não é possível criar uma imagem real 3D sem a captação de múltiplas perspetival do mesmo objeto e na maioria dos fenómenos astronómicos, que ocorrem fora do nosso sistema solar, a Terra não se move o suficiente para tal.

Desta feita, Metsävainio criou artificialmente imagens do espaço, mais concretamente de nebulosas, dando-lhe profundidade e permitindo-nos ter uma perspetiva tridimensional das mesmas.

O resultado está à vista, esta imagem (acima) representa a nebulosa IC 1396, uma espécie de maternidade para novas estrelas, em que o seu interior é provavelmente oco (como sugere a imagem) devido às estrelas bebés, que se encontra no centro, empurrarem todo o gás para fora, em direção ao “escudo” visível.

Fique com mais uma impressionante imagem, criada por este artista. Poderá ver as restantes na Fonte (no final do artigo.)

Fonte: AstroAnarchy