Tutoriais

Formatar e instalar o Windows 8

Neste tutorial aprenda, passo-a-passo, como formatar e instalar o sistema operativo Windows 8 na sua máquina. Da forma mais simples e eficaz.

Entre em Windows 8 ISO para transferir a versão 8.1.

A instalação será feita de raiz, em vez de upgrade. Para isso, teremos de formatar a partição onde se encontra instalado sistema operativo actual, que habitualmente é a partição C:.

Antes de formatar e instalar o Windows 8, é aconselhável fazer uma cópia de segurança de todos os documentos, imagens, música, vídeo, entre outros. Todo o conteúdo da partição, onde vai ser instalado o Windows, será apagado.

Aponte ou imprima os seguintes passos, antes de iniciar este processo.

Passo Nº 1

Windows 8 - 01

Após ter realizado a cópia de segurança de todos os seus ficheiros importantes, insira o DVD do Windows 8, na drive CD/DVD, e reinicie o PC.

Passo Nº 2

Windows 8 - 02

Caso não tenha nenhum sistema operativo instalado, o DVD do Windows 8 irá arrancar automaticamente. Caso contrário, clique em qualquer tecla, após surgir a seguinte mensagem: “Press any key to boot from cd or dvd”.

Passo Nº 3

Vamos então, iniciar a formatação e instalação do Windows.

Windows 8 - 03

Na janela “Configuração do Windows”, seleccione os idiomas que pretende instalar e clique Seguinte.

Passo Nº 4

Windows 8 - 04

Clique em Instalar.

Passo Nº 5

Windows 8 - 05

Insira a chave do produto (Product Key), para activar o Windows 8, e de seguida clique em Seguinte.

Passo Nº 6

Windows 8 - 06

Clique em “Aceito os termos de licenciamento”, para prosseguir com a instalação. Clique novamente em Seguinte.

Passo Nº 7

Windows 8 - 07

Na janela seguinte, clique na opção: “Personalizar: instalar o Windows apenas (avançado)”. Esta opção permitirá formatar o disco e instalar o sistema operativo de raiz.

Passo Nº 8

Passo Nº 8.1.1 (Siga este passo caso não tenha nenhuma partição criada no seu disco)

Windows 8 - 08

Caso não existam partições criadas no seu disco, deverá surgir a seguinte mensagem na janela: “Espaço Não alocado na Unidade 0”.

Neste caso, devemos criar uma (ou mais) nova partição. Nas opções, em baixo, clique em Novo (para criar a nova partição).

Passo Nº 8.1.2

Windows 8 - 09

Caso queira criar mais do que uma partição, na opção “Tamanho”, reduza o tamanho da partição principal (C:). Caso contrário deixe ficar como está e clique em Aplicar.

Passo Nº 8.1.3

Windows 8 - 10

Após clicar em Aplicar, irá surgir a seguinte mensagem (imagem a cima). O Windows irá criar uma partição adicional para os ficheiros do sistema. Clique OK.

Passo Nº 8.1.4

Windows 8 - 11

Esta janela irá mostrar as partições criadas. Seleccione a “Partição 2” para instalar o sistema operativo. Clique Seguinte, para iniciar a instalação do Windows 8.

Passo Nº 8.2.1 (Siga estes passos caso já tenha partições criadas no disco)

Windows 8 - 11

Caso já tenha partições criadas no disco, a seguinte janela (imagem a cima) deverá ter este espeto (ou idêntico). Dentro da caixa “Onde quer instalar o Windows?” estarão descritas todos as partições e discos disponíveis no seu PC.

Seleccione a partição que deseja formatar e instalar o windows 8 (normalmente é a partição 2) e clique em Formatar, nas opções em baixo.

Passo Nº 8.2.2

Windows 8 - 12

Após seleccionar a partição e clicar em formatar, surgira a seguinte mensagem (imagem a cima). Clique OK.

Passo Nº 9

Windows 8 - 13

Clique em Seguinte, para iniciar a instalação do Windows. Aguarde algum tempo, até que a instalação seja concluída. Durante este processo, o PC poderá reiniciar várias vezes.

Passo Nº 10

Windows 8 - 14

Assim que a instalação estiver concluída, irá iniciar o processo de configuração e personalização do Windows.

Nesta janela, escolha a cor e dê um nome ao seu PC. Depois clique em Seguinte.

Passo Nº 11

Windows 8 - 15

Aqui poderá personalizar as mais variadas definições do seu Windows.

Neste passo, optei por clicar em “Usar definições rápidas”. Esta opção irá instalar as definições  mais comuns.

Contudo, se preferir alterar as definições a seu gosto, deverá clicar em “Personalizar”.

Passo Nº 12

Windows 8 - 16

Após clicar em “Usar definições rápidas”, o Windows 8 pedir-lhe-á para introduzir o seu correio eletrónico favorito.

Lembro que este passo é obrigatório, não poderá seguir com a instalação sem um e-mail válido. Coloque o seu endereço eletrónico e clique em Seguinte.

Passo Nº 13

Windows 8 - 17

Nesta janela, insira a palavra-passe do seu correio electrónico e clique Seguinte.

Passo Nº 14

Windows 8 - 18

Adicione as suas informações de segurança, como o telefone, email e pergunta secreta. Este passo não é obrigatório, poderá clicar simplesmente em Seguinte.

Passo Nº 15

Windows 8 - 19

Neste momento o Windows está a configurar todas as definições. Aguarde algum tempo, até estes processo terminar.

Passo Nº 16

Windows 8 - 20

Acabou, finalmente, de formatar e instalar o windows 8 na sua máquina. Agora poderá começar a explorar todas as funções do seu novo sistema operativo Windows.

Windows 8 - 21

Veja também como formatar e instalar de raiz Windows 7.

13 Comentários

  1. Olá estou tentando formatar um PC porém segui tds estes passos e ao final qdo vou instalar o windows 8 aparece a seguinte mensagem: A instalação do Windows encontrou um erro inesperado, verifique se as origens da instalação estão acessíveis e reinicie a instalação, erro: 0xE0000100, logo não consigo concluir a formatação e instalação do novo windows, como devo proceder?
    Obrigada

    1. Olá Jessica,
      O erro 0xE0000100 é um erro de partição.

      – Ao instalar novamente o windows, deverá eliminar a partição antiga onde estava a anterior instalação, assim como todas a partições reservadas da do sistema (pequenas partições com 100, 200, 400Mb).
      – Elimine todas essas partições e crie uma partição nova. Ao criar esta nova partição, o sistema irá criar novas partições reservadas (não as elimine).
      – Formate apenas a nova partição criada, onde será instalado o windows 8.
      – Por fim, com a partição, onde será instalado o windows, seleccionada clique em seguinte.

      Espero ter ajudado. Qualquer duvida, não hesite.

  2. comprei um notebook novo na loja com o windows 8,formatei e instalei o windows 7 e como não obtive nenhuma vantagem,quero voltar para o windows 8 novamente,resgatando a origem de fabrica como devo fazer.

    1. Olá Paulo,

      Desculpe a demora na resposta. Em principio, o seu notebook deve ter uma partição de recuperação do sistema, a menos que a tenha formatado ou mesmo eliminado, durante o processo de instalação do windows 7.

      Caso ainda tenha, tente saber como aceder à janela de recuperação do sistema, ao iniciar o PC. Pode saber como aceder a essa janela, através do manual de instruções, que poderá encontrar no site da marca, procurando pelo seu modelo.

  3. como fazer isso ? insira o DVD do Windows 8, na drive CD/DVD, e reinicie o PC.

    1. Olá black kudy,
      Se não tive uma cópia original do Windows 8 (em DVD) deverá transferir a cópia ISO do sistema e grava-la num DVD.

  4. Olá, gostaria de saber se tem como formatar um netbook que veio com o win 7 starter. N tenho o cd de instalação do win pq n veio com o netbook, só o q veio foi o papel com a key do win grudado na parte de trás do netbook.

    Como posso formatá-lo?
    Se eu for em “restaurar seu computador ou reinstalar o windows” > métodos de recuperação avançados> retomar o computador à condição de fábrica > reiniciar. Esses passos equivaleriam a uma formatação?

    1. Olá Bárbara,

      Precisamente. Utilize a ferramenta de reinstalação do windows, desta forma, irá repor as condições de fabrica. Este processo irá formatar e reinstalar o windows starter, repondo as configurações iniciais, de quando comprou o seu PC.

      Não se esqueça de fazer um backup (cópia) dos seus documentos, imagens, videos, entre outros. Porque todos estes ficheiros serão eliminados durante do processo.

  5. Eu não tenho a Key , mas tenho um validador…. como pulo a parte de colocar a key??

    1. Olá Mateus,

      Neste site todo o conteúdo que fornecemos é genuíno. Se procura uma versão “crackada” do Windows, deverá procurar outro website.

  6. As melhorias do desktop tradicional no windows 8 vieram em boa hora, principalmente a montagem de .iso nativa, melhoria no uso de recursos e gerenciador de tarefas, mas este refisefuqui chamado “modern ui” não é nada usável quando se tem teclado + rato, talvez no windows 9 eles aprendam a fazer a coisa certa e colocar a opção de escolha para o usuário, e não enfiar garganta-abaixo!

    1. Vc sabe me informar esse chave q pedi na hora da formataçao ?? Pq já tenteii várias e não conseguiii

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Pode gostar também

Mais em:Tutoriais