Fermilab descobre nova estranha partícula nunca antes vista

Fermilab descobre nova estranha partícula nunca antes vista

26 de Julho de 2011 1 Por Tiago

Cientistas no laboratório Fermilab descobrem provas da existência de uma partícula nunca antes detectada. Em 500.000.000.000.000 colisões entre protões e antiprotões, foram 25, as provas da existência da estranha partícula “neutral Xi-sub-b”.

Pertencente ao grupo dos bárions, tal como os seus familiares mais diretos (protões, neutrões e átomos), a partícula Xi-sub-b é composta por três Quarks. Um protão, por exemplo, é composto por dois QuarksUp” e um “Down”.

Como parte fundamental da matéria, os Quarks vêm em seis sabores distintos (sabores é mesmo o termo técnico):

  • Up,
  • Down,
  • Charme,
  • Estranheza,
  • Inferioridade,
  • Superioridade.

Quando três destes são combinados de formas diferentes, o Modelo Padrão da Física prevê o aparecimento de novos tipos de bárions, completamente diferente e muitos deles nunca antes vistos.

A partícula neural Xi-sub-b é composta pela combinação de um Quark Estranheza, um Up e um Down. A observação da sua breve existência (antes de decair para partículas mais leves) é importante, porque poderá ajudar a descobrir a forma exata de como os Quarks se juntam para formar matéria.

Graças à Fermilab e à sua descoberta, agora, além de termos a oportunidades de riscar uma das combinações da lista, temos também, um maior número de pistas para descobrir as restantes partículas.

Fonte: Fermilab