Faça você mesmo – Hovercraft unipessoal caseiro

Faça você mesmo – Hovercraft unipessoal caseiro

1 de Junho de 2012 2 Por Tiago

Se é adepto do “faça você mesmo”, então tenho aqui um projeto que lhe poderá agradar, um hovercraft caseiro.

Siga outro projecto DIY bastante interessante “Modifique o seu LCD transformando-o num ecrã invisível para os outros”.

Mas desta vez trago algo diferente, algo mais radical. Deixo aqui o procedimento de como construir um hovercraft unipessoal, para que possa deslizar a toda a velocidade pela sua rua fora.

Para desenvolver o seu hovercraft caseiro, deverá ter os seguintes componentes.

Material

    • 1 Folha de ¾ de polegada (1,905 cm) de madeira contraplacada (compre a mais barata que encontrar, a qualidade não é importante);
    • 1 Soprador de folhas, a gasolina ou elétrico (sem fios é mais prático);
    • 1 Cortina de chuveiro bastante resistente;
    • 2 Rolos de fita adesiva (extraforte);
    • 1 Tampa de uma lata de tinta de 5 litros;
    • Tubo de isolamento em espuma;
    • Sortido de Parafusos.

Agora que já dispõe de todo o material acima descrito, poderemos colocar mãos à obra.

Procedimento

Corte um círculo de 4 pés (1.2192 metros) de diâmetro no contraplacado. Coloque o soprador de folhas no centro e calcular onde o bico deverá terminar. Trace um risco em torno do bico e corte um buraco justo, para que o tubo encaixe bem.

De seguida, faça a saia. Estique a sua cortina de chuveiro no chão e coloque o círculo de contraplacado em cima. Dobre a cortina de chuveiro para cima fixe-a à borda do contraplacado, com um agrafador pneumático, ao longo de toda o perímetro do círculo.

Corte o excesso de cortina e sele a borda, a toda a volta, com fita adesiva. Tornando-o hermético. Não economize.

Na parte inferior do círculo de contraplacado, pregue a tampa da lata de tinta ao centro, para segurar a cortina. Faça seis buracos de 2 polegadas (5.08cm) na cortina, todos a um par de polegadas (5.08 cm) da tampa que se encontra no centro.

Isto para que o ar que sai, pelos buracos da cortina de chuveiro, sirva de “almofada de ar” e permita que o hovercraft deslize.

Em seguida, prenda o soprador de folhas com parafusos (cuidado para não furar a cortina do outro lado) e ligue o bico ao buraco, cortado no círculo do contraplacado. Use fita adesiva para o prender e selar.

O tubo de isolamento também deverá ser preso, com o seu próprio adesivo, em torno da borda da madeira contraplacada, para proteger o nosso hovercraft e transeuntes inocentes.

Conclusão do hovercraft

O seu hovercraft caseiro está pronto. Agora só falta colocar uma cadeira em cima do círculo de contraplacado. Se quiser fixar a cadeira e utilizar parafusos, deverá ter cuidado para não furar a cortina.

Só mais uma dica para quando andar no seu hovercraft: Mantenha o seu centro de gravidade tão baixo quanto possível, a falta de atrito fará com que o hovercraft deslize mais rapidamente.

Parte do texto foi traduzido do site WIRED, optei por não alterar muito o testo, para não induzir em erro, no processo de construção.

Veja o hovercraft caseiro em funcionamento, no próximo vídeo.

Fonte: WIRED
Créditos de imagem:
David Clugston