Faça Você Mesmo – Cubo de LEDs multicolor

Para todos os curiosos com algum jeito, gosto e tempo livre disponível para projetos de eletrónica ao estilo FVM (Faça Você Mesmo), deixo aqui um desafio.

Construir um Cubo de LEDs multicolor programável, com 512 díodos emissores de luz, capaz de produzir efeitos tridimensionais espetaculares.

Quem não conhecia o Cubo de LEDs (como o da imagem) que levante a mão…

Eu conhecia e até gostava de ter um deste, mas mais interessante do que compra-lo já feito, seria podermos construi-lo pelas nossas mãos, para no fim podermos admirar o fruto do nosso trabalho.

Pois bem, se gostava de poder criar um destes cubos, e não sabe sequer por onde começar, tem agora a oportunidade de o construir, graças ao tutorial disponibilizado por Nick Schulze no site How Not to Engineer.

Nick passou cerca de 20 horas a montar e soldar (sozinho) o seu próprio Cubo de LEDs, e mais 60 a 80 horas a programa-lo. Tendo posteriormente decidindo partilhar connosco (passo-a-passo) toda a sua experiencia de projeção e construção do mesmo.

Apesar de um pouco complexo, Nick explica pormenorizadamente todo o processo, referenciando ainda, onde comprar todo o material necessário.

Deixo o vídeo do Cubo de LEDs, construído por Nick Schulze, em funcionamento.

Fonte: How Not to Engineer