Exército de robôs laranja ajudam a organizar armazéns da Amazon

Exército de robôs laranja ajudam a organizar armazéns da Amazon

21 de Março de 2012 1 Por Tiago

Depois de comprarem a Kiva Systems (empresa fabricante de robô) por 775 milhões de dólares, a Amazon implementou um sistema robotizado que lhe irá permitir organizar o seu armazém com maior eficiência e rapidez.

De acordo com os relatórios da Amazon, publicados em setembro, foi estimado que os seus funcionários de armazém, que fazem a entrega de itens aos funcionários do embalamento, podem andar entre 13 a 15 quilómetros por dia (variando de pessoa para pessoa).

Mas através da automatização de todo o processo, estima-se que um embalador seja capaz de satisfazer entre três a quatro vezes mais pedidos por hora.

Nestes moldes, o Homem não poderá competir com as máquinas, sendo que o sistema oferece maiores lucros (através da eficiência) e menores encargos para com os trabalhadores visto que estes poderão ser dispensados.

Cada robô Kiva pode mover-se dentro do armazém da Amazon ao longo de trilhos especiais, que lhe permitem saber qual a sua posição e para onde se deverá dirigir. Além de estarem habilitados a levar as prateleiras (adequadas) até embalador, as “laranjas mecânica” estão ainda incumbidas de levar os pedidos concluídos para a doca de carregamento.

Desconhece-se qual o valor o investido pela Amazon nesta tecnologia, mas sejam quais forem os custos envolvidos, mais cedo ou mais tarde a empresa deverá começar a receber os lucros relativos à eficiência robótica e ausência de encargos sociais.

Um robô não exige as tantas obrigações e despesas quanto uma pessoa, além de poder efetuar o mesmo trabalho mais rápida e eficientemente. Contudo, o número de postos de trabalho perdidos para máquinas é cada vez maior e a consequência disso mesmo, é o constante aumento do desemprego.

Cada vez mais acredito, que o aumento do desemprego e da crise global estão diretamente relacionadas com a automatização do setor empresarial. Se corremos em direção a um mundo onde tudo será robotizado, qual será o papel do Homem no mesmo?

Fique com o próximo vídeo, onde poderá ver o exército de “laranjas mecânicas” em funcionamento.

Via: DVICE