Estudo revela que Marte teve um grande oceano

Estudo revela que Marte teve um grande oceano

11 de Março de 2015 0 Por Tiago

Um estudo realizado, sobre a atmosfera de Marte, revela que o nosso planeta vizinho poderá ter tido um grande oceano. De acordo com os investigadores, um quinto do planeta vermelho pode ter estado submerso, por água, durante 1.5 mil milhões de anos.

Com base nos dados recolhidos entre 2008 e 2014, pelo Very Large Telescope, no Chile, e pelo Observatório W. M. Keck, no Havaí, os investigadores poderão agora analisar os tipos de moléculas de água existentes na atmosfera marciana.

Este estudo visa aperfeiçoar os mapas de água do planeta, de forma a melhorar a identificação de reservatórios subterrâneos. Apesar de fria e seca (atualmente), a superfície, do quinto planeta do nosso sistema solar, revela claras evidências da existência rios, lagos e mares há milhões de anos atrás.

Através deste estudo, será possível concluir se existem reservatórios subterrâneos de água em Marte, quanta água o planeta perdeu ao logo do tempo e se, em determinada altura, poderá ter evoluído vida em Marte.

Segundo Geronimo Villanueva, cientista planetário da NASA e autor do estudo, entrevistado pela revista Space.com: “Nós agora podemos ter uma estimativa bastante forte, de quanta água foi perdida no planeta.

Deixe-se ficar com o próximo vídeo da NASA, que explica pormenorizadamente este estudo.

Fonte: Space.com
Créditos de imagem: NASA