Ciência

Estudo revela que ler em ecrãs iluminados, antes de dormir, prejudica o sono

Uma investigação levada a cabo pela Escola de Medicina da Universidade de Harvard, revela que o uso de tablets, e e-readers para leitura (antes de dormir), cansa mais rapidamente a visão e pode afetar o sono.

Durante cerca de duas semanas, um grupo de voluntários foi incumbido de ler antes de dormir, a partir das 10h da noite. Durante os primeiros 5 dias foram utilizados iPads, e nos restantes 5 dias passaram para os comuns livros em papel.

Com base nesta investigação, os cientistas concluíram que ler em ecrãs iluminados atrasa o sono, em média 10 minutos. Fazendo com que os leitores perdessem (consequentemente) 10 minutos de sono R.E.M..

  • Sono R.E.M. ou Rapid Eye Movement (“movimento rápido dos olhos”) é a fase do sono onde ocorrem os sonhos mais vívidos.

Após a colheita de sangue dos leitores (durante a utilização do iPad), os cientistas verificaram que esta apresentavam baixos níveis da hormona melatonina e que o ciclo do sono foi atrasado em cerca de uma hora e meia.

Todas estas conclusões são alarmantes. Contudo, o estudo pode ser posto em causa devido à reduzida amostra de aparelhos e configurações em estudo. Em entrevista à BBC o professor Charles Czeisler, autor do estudo, afirmou:

A luz emitida pela maioria dos e-readers é refletida diretamente nos olhos do leitor, enquanto com livros impressos ou Kindle, o leitor é exposto apenas à luz refletida nas páginas dos livros.”

De acordo com Czeisler, a perda de sono pode gerar uma série de problemas de saúde, entre elas: a obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e até cancro.

O estudo mostra que o distúrbio do sono é causado pela utilização todo o tipo de ecrãs iluminados (antes de dormir), está associado ao tipo de luz emitida pelos mesmos.

Assim sendo, e apesar de Czeisler afirmar o contrário na entrevista, até mesmo os Kindle podem ser prejudiciais.

Conclusão:

Qualquer pessoa que utilize aparelhos com ecrãs iluminados (seja Kindle, iPad, Note) está sujeita a estes efeitos, causados pelas luzes artificiais LED e fluorescentes.

Nada melhor que o bom velho livro, em papel, para ajudar a adormecer.

Pode gostar também

More in:Ciência