Estação Espacial Internacional comemora 10 anos de contínua habitabilidade

Estação Espacial Internacional comemora 10 anos de contínua habitabilidade

3 de Novembro de 2010 1 Por Tiago

A Estação Espacial Internacional está de parabéns. Não é todos os dias que se comemora 10 anos de constante permanência e habitabilidade por astronautas, num módulo espacial. Ontem fez 10 anos, que a primeira tripulação ocupou pela primeira vez a Estação Espacial Internacional, após ter sido posta em orbita 2 anos antes.

“A 2 de Novembro de 2000, o comandante Bill Shepherd e os engenheiros de voo Sergei Krikalev e Yuri Gidzenko da Expedition 1, tornaram-se os primeiros residentes da Estação Espacial Internacional.”

Desde então tem permanecido ocupada por astronautas de todo o mundo, 200 para ser mais preciso, já visitaram a estação. Até hoje 15 nações contribuíram com hardware e módulos, para que os investigadores em orbita pudessem conduzir mais de 600 experiencias. A estação sofreu uma natural e considerável expansão, ao longo destes 10 anos. Neste momento a EEI, tem um volume da área de circulação de cerca de 358 m^3.

Foram 25 as expedições de homens e mulheres, vindos de todo o mundo, que tem integrado este projecto. Este aniversário marca também, metade da vida útil que é esperada, da EEI. Mas a história indica-nos que a vida útil poderá alargar-se por mais uns anos, nem que a tripulação seja apenas constituída por robôs.

Entretanto a Estação Espacial Internacional, continuará a servir os propósitos para os quais foi construída. Servindo as nações do mundo, numa busca pelo conhecimento científico.

Fonte: nasa.gov