Estação Espacial Internacional oficialmente completa

Estação Espacial Internacional oficialmente completa

29 de Maio de 2011 5 Por Tiago

Já está! Deve ter sido este o pensamento do pessoal que tem trabalhado arduamente ao longo de 13 anos, para montar cada módulo e cada componente da Estação Espacial Internacional (EEI).

Desde o primeiro modulo (lançado em 1998) até hoje, foram gastos entre 25 e 70 mil milhões de euros, só para neste projeto. Com a recente instalação de uma lança extensível equipada com um laser para o braço do robô, a EEI foi finalmente dada como oficialmente concluída.

Apesar de ter sido oficialmente considerada como concluída, não significa que não possa ser continuar a ser expandida. Em 2012, está previsto que um módulo de ciência russo, chamado Nauka, possa ser acoplado à Estação Espacial Internacional, assim como os habitats insufláveis da Bigelow.

A EEI poderá ainda sofrer outras alterações, como por exemplo, a implementação dos tão aguardados propulsores VASMIR, sugeridos em tantos rumores lançados pelos média.

A Estação Espacial tem cerca de 108.4 metro de comprimento, 419 toneladas de massa, um volume de pressurização de 1200 metros cúbicos, 110 quilowatts de potência e com 74 metros de módulos para tripulações de seis elementos.

Deixo (abaixo) algumas imagens da recentemente finalizada EEI, para que possa contemplar uma das mais magníficas obras de engenharia construídas pelo Homem.