O espetacular céu por cima do Very Large Telescope – Lapso de Tempo

Partilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Não são apenas as imagens captadas pelos telescópios Very Large Telescope (VLT) do Observatório Europeu do Sul, que impressionam. Também as imagens captadas a partir do exterior destes telescópios, não o são menos.

Os próximos 8.10min. de vídeo, filmados do topo de uma montanha no deserto chileno são de pura magia. Numa primeira impressão, tudo parecem uma montagem editada através da sobreposição de imagens.

Mas a verdade é que estas imagens são reais. É incrível a nitidez como que é possível ver o espaço deste local. Milhões de estrelas, galáxias e planetas destacam-se com tal pormenor, que parecem ter sido captadas pelo telescópio Hubble. Toda esta nitidez deve-se ao facto de o céu (nesta região especifica) permanecer limpo de toda a poluição luminosa, que normalmente se faz sentir nas cidades, por exemplo.

Durante o vídeo, poderão ver um raio de luz (laser) emitido pontualmente, por alguns dos telescópios. A função deste feixe de luz, não é destruir naves extraterrestres para salvar o mundo de uma invasão, mas sim calibrar os telescópios, devido às distorções causadas pela atmosfera terrestre. É possível corrigir estas distorções, através da simples visualização da forma como alinha (reta) do feixe do laser, é afetada pela atmosfera terrestre.

Aliando o impressionantes lapso de tempo (tempo acelerado) das imagens, à música de fundo, permite-nos experienciar a sensação única e profunda, do quão pequenos somos neste universo tão vasto e belo.

Aconselho a verem as imagens de preferência em HD 720p e com som.

Partilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email
Artigos Relacionados
Comentários