ELI Beamlines vai construir superlaser mais poderoso que o Sol

ELI Beamlines vai construir superlaser mais poderoso que o Sol

3 de Fevereiro de 2014 2 Por Tiago

Há décadas que a tecnologia laser faz parte do nosso dia-a-dia. Esta tecnologia veio revolucionar o mundo, desde que foi desenvolvida, e continua a fascinar cientistas de todo o mundo, com a sua potencialidade.

É o caso deste novo e poderoso laser que está a ser construído na Republica Checa, pelo laboratório Extreme Light Infrastructure (ELI) Beamlines, financiado pela União Europeia (UE).

O ELI (Infraestrutura de Luz Extrema) prevê que o seu laser seja ligado até 2017, e deu-lhe o nome de High-Repetition-Rate Advanced Petawatt Laser System (HAPLS). Traduzindo dá algo como: Sistema Laser Petawatt Avançado de Taxa de Alta Repetição.

Este monstruoso laser irá ser ocupara vários andares do laboratório ELI e será capaz de emitir um breve feixe de luz, com intensidade de 1023 watts por centímetro quadrado.

HAPLAS

Basicamente, o laser produzirá 100.000 vezes mais energia, que todas as centrais elétricas do mundo conseguem produzir, ao mesmo tempo. Para ser mais específico, é como se toda a energia do Sol estivesse concentrada num único feixe de luz, com uma área de 10×10 centímetros.

O feixe de luz, emitido pelo laser HAPLS, terá uma ínfima duração de 1/100.000 de um bilionésimo de segundo. Ainda assim, este curto espaço de tempo permitirá aos investigadores estudarem:

  • O funcionamento do cosmo. Através do projeto ELI Beamlines será possível imitar a radiação emitida por pulsares, ou estudar o comportamento da matéria dentro de estrelas anãs castanha e exoplanetas massivos.
  • Bem como o desenvolvimento de pulsos de radiação de comprimento de onda curto e feixes de partículas, controlados por laser. Desta forma, será possível melhorar, substancialmente, as tecnologias usadas em medicina. Estas melhorias vão contribuir para uma melhor compreensão e tratamento mais eficaz de doenças complexas, como o cancro, por exemplo.

Deixe-se ficar com o seguinte vídeo, do ELI Beamlines, para entender, com mais pormenor, todo o processo de desenvolvimento deste laser.

Fonte: ELI Beamlines