
Há décadas que a tecnologia laser faz parte do nosso dia-a-dia. Esta tecnologia veio revolucionar o mundo, desde que foi desenvolvida, e continua a fascinar cientistas de todo o mundo, com a sua potencialidade.
É o caso deste novo e poderoso laser que está a ser construído na Republica Checa, pelo laboratório Extreme Light Infrastructure (ELI) Beamlines, financiado pela União Europeia (UE).
O ELI (Infraestrutura de Luz Extrema) prevê que o seu laser seja ligado até 2017, e deu-lhe o nome de High-Repetition-Rate Advanced Petawatt Laser System (HAPLS). Traduzindo dá algo como: Sistema Laser Petawatt Avançado de Taxa de Alta Repetição.
Este monstruoso laser irá ser ocupara vários andares do laboratório ELI e será capaz de emitir um breve feixe de luz, com intensidade de 1023 watts por centímetro quadrado.
Basicamente, o laser produzirá 100.000 vezes mais energia, que todas as centrais elétricas do mundo conseguem produzir, ao mesmo tempo. Para ser mais específico, é como se toda a energia do Sol estivesse concentrada num único feixe de luz, com uma área de 10×10 centímetros.
O feixe de luz, emitido pelo laser HAPLS, terá uma ínfima duração de 1/100.000 de um bilionésimo de segundo. Ainda assim, este curto espaço de tempo permitirá aos investigadores estudarem:
- O funcionamento do cosmo. Através do projeto ELI Beamlines será possível imitar a radiação emitida por pulsares, ou estudar o comportamento da matéria dentro de estrelas anãs castanha e exoplanetas massivos.
- Bem como o desenvolvimento de pulsos de radiação de comprimento de onda curto e feixes de partículas, controlados por laser. Desta forma, será possível melhorar, substancialmente, as tecnologias usadas em medicina. Estas melhorias vão contribuir para uma melhor compreensão e tratamento mais eficaz de doenças complexas, como o cancro, por exemplo.
Deixe-se ficar com o seguinte vídeo, do ELI Beamlines, para entender, com mais pormenor, todo o processo de desenvolvimento deste laser.
Fonte: ELI Beamlines
Mais Comentado
Formatar e instalar de raiz Windows 7
Windows 7 ISO download
Reparar arranque “BOOTMGR” do Windows 7 e Vista