EkranoYacht – O iate voador

EkranoYacht – O iate voador

26 de Janeiro de 2011 0 Por Tiago

Meio iate meio avião, este conceito de origem Soviética foi desenhado para sobrevoar por acima da superfície da água ao contrário de um barco comum, que desliza sobre a superfície da água.

EkranoYacht foi projectado por Jaro Dickson, um estudante da Universidade Monash na Austrália. Dickson baseou-se nos princípios realistas do projecto pioneiro Soviético Ekranoplan, um veículo GEV (Ground Effect Vehicle).

GEV é um veículo de voo rasante, que usa o efeito do solo sobre veículo, para voar. Esta capacidade de voo deve-se à almofada de ar de alta pressão, criada pela interacção aerodinâmica entre as asas e a superfície terrestre.

O iate de voo rasante EkranoYacht será capaz de atingir cerca de 400km/h em pleno voo, enfrentar ondas de até 3.5 metros e também pode ser utilizado como um barco normal (quando necessário). Com 36.5 metros de comprimento, este iate conceptual é grande o suficiente para acolher confortavelmente 6 pessoas.

Jaro Dickson deu extrema importância ao interior deste projecto. Segundo o designer, “Se as pessoas vão deixar a sua casa estática com condições para viver, não poderá haver qualquer sacrifício de movimentos no EkranoYacht. Desenhei-o para ter um piso plano aberto, com grandes janelas para a luz natural.”

Veja as fotos abaixo, para ter uma perspectiva mais pormenorizada, do espectacular iate EkranoYacht.