Egoista o novo supercarro da Lamborghini que mais parece um avião a jato

Egoista o novo supercarro da Lamborghini que mais parece um avião a jato

15 de Maio de 2013 1 Por Tiago

Lamborghini Egoista - 01

Para celebrar os seus prósperos 50 anos de existência, a Lamborghini, famosa e conceituada marca de automóveis desportivos italiana, lanço um novo supercarro. Egoista é o seu nome, e as suas linhas fazem transparecer uma influência vincada na indústria da aviação.

O designe do novíssimo Lamborghini Egoista tem por base a aparecia agressiva do helicóptero furtivo Apache. Logo à partida, podemos evidenciar o ecrã octogonal e o cockpit com um lugar apenas.

Outro pormenor inspirado na aviação é a sua construção em alumínio e fibra de carbono feito de matérias antirradar. Uma série de spoilers traseiros, que funcionam automaticamente, permitem que o carro se “agarre” ao chão.

Tendo em conta o seu aspeto agressivo, o Egoista não poderia falhar em termos de desempenho. Por isso, a Lamborghini muniu-o com um motor V10 de 5,2 litros e 600 cavalos de potência. Este monstro do asfalto é capaz de acelerar dos 0 ao 100 km/h em menos de 2 segundos.

Mas as semelhanças com um avião não se ficam por aqui. Em caso de emergência, o cockpit pode ser ejetado, facilitando a saída do condutor. Uma característica ao estilo James Bond, mas com um propósito prático.

O cockpit ejetável não é apenas mais um adereço excêntrico, para chamar à atenção do público, a razão da sua existência deve-se ao facto de ser bastante demorado sair de dentro do Egoista. Segundo Walter De Silva, designer-chefe do Grupo Volkswagen:

Para sair do veículo, o condutor deve retirar o volante e colocá-lo sobre o painel de controlo, abrir a cúpula com um comando eletrónico, levantar-se do seu lugar, sentar-se num ponto específico do lado esquerdo da carroçaria, em seguida, rodar as pernas 180 graus a partir do interior do cockpit para o exterior do veículo. Neste ponto, já é possível colocar os pés para baixo e levantar-se.

Ao longo dos seus 50 anos de existência, a Lamborghini tem-nos maravilhado com alguns dos mais agressivos veículos de estrada, alguma vez produzidos. Os mais recentes (incluído conceitos) fazem as delícias dos fãs. Como o Veneno, ou até mesmo o Ferruccio.

Segundo o comunicado de imprensa divulgado pela empresa:

É um carro para si própria, um presente da Lamborghini para a Lamborghini, resplandecente na sua solitude. O Egoista é pura emoção, a Terra do Nunca, algo que ninguém pode possuir, e que será sempre um sonho para todos.

Por este motivo, o nome do novo supercarro da Lamborghini faz jus ao propósito que impulsionou a sua criação. Deixe-se ficar com algumas imagens e vídeo do poderoso Egoista.

Fonte: Lamborghini