Ecrãs flexíveis AMOLED da Samsung para os telemóveis do futuro

Ecrãs flexíveis AMOLED da Samsung para os telemóveis do futuro

6 de Janeiro de 2011 2 Por Tiago

A Samsung tem vindo a desenvolver displays AMOLED  (Matriz-Activa de Díodos Orgânicos Emissores de Luz) flexíveis, que serão (porventura) os futuros ecrãs dos nossos telemóveis.

Criado a partir de um substrato de plástico e fundido com uma chapa de aço, este ecrã protótipo de 4.5 polegadas, tem uma capacidade de resolução WVGA de 840 x 480. Mas além de reproduzir vídeo de grande qualidade (com um excelente aspecto brilhante), é possível curvar o display sem que este perca qualidade ou deixe de funcionar.

Segundo a Samsung, é possível enrolar este ecrã em forma de tubo (com cerca de um centímetro de diâmetro) sem que este saia danificado. Toda esta flexibilidade deve-se ao facto de ser extremamente fino (com cerca de 0,3 milímetros de espessura). Na verdade, é tão fino que praticamente desaparece quando é visto de lado (como é possível ver na imagem abaixo).

A Samsung revelou ainda, que estes ecrãs já estão a ser produzidos em massa e deverão começar a aparecer em smartphones e tablet PCs.