Tecnologia

Novo ecrã transparente inteligente da Samsung – CES 2012

E se as janelas lá de casa além de permitirem ver através delas, também nos permitisse ver a temperatura exterior, aceder ao Twitter, pesquisar receitas, reservar voos, ou até mesmo assistir a um filme?

Eu diria que seriam umas janelas acabadinhas de sair de um filme de ficção científica.

Contudo, não o são. Graças à tecnologia TFT LCD, a Samsung foi capaz de criar um impressionante ecrã transparente, que no futuro poderá substituir as janelas das nossas casas.

Revelado no CES 2012, a decorrer em Las Vegas, o novo ecrã transparente tátil da Samsung, tem umas incríveis 46 polegadas de tamanho e uma resolução Full HD de 1920x1080p.

Infelizmente, esta é ainda uma tecnologia conceptual e ainda está um pouco longe de poder ser instalada nas nossas casas.

Durante o dia, a Janela Transparente Inteligente utiliza a luz exterior para emitir imagem e se autoalimentar energeticamente, tornando-a numa tecnologia amiga do ambiente. Durante a noite, o LCD emite luz própria graças às luzes integradas no topo e fundo do ecrã.

Outra espetacular funcionalidade desta janela inteligente é a possibilidade de poder ser fecha virtualmente. Uma aplicação incluída no sistema permite adicionar um estore virtual, que pode ser fechado total ou parcialmente.

Segundo a Samsung, esta tecnologia poderá ser reduzida e integrada em viseiras militares, e todo o tipo de vidro (com os vidros de um carros ou óculos virtuais por exemplo), permitindo obter informação adicional, a partir de um simples vidro transparente.

Vejam o vídeo da apresentação oficial (no CES 2012) desta nova tecnologia da Samsung.

Pode gostar também

More in:Tecnologia