Drones constroem ponte de corda suficientemente forte para humanos

Drones constroem ponte de corda suficientemente forte para humanos

23 de Setembro de 2015 0 Por Catarina

Os investigadores do Instituto ETH, de Zurique, de Sistemas Dinâmicos e Controle programaram três quadricópteros para construírem, de forma autónoma, uma ponte de corda com cerca de 7 metros, capaz de suportar o peso de um adulto.

Estes drones são os primeiros com capacidade de construir “estruturas de suporte de carga em grande escala”, de acordo com os pesquisadores, e têm uma destreza e rapidez impressionantes.

Com um sistema de captura de movimento em tempo real, os quadricópteros avaliaram a distância entre os dois andaimes para calcular medidas e passos para a construção da ponta, sem ajuda humana.

Os quadricópteros têm bobinas motorizadas de corda Dyneema (material com baixa relação peso-força) e trabalharam em sintonia para tecer nós, ligações e tranças para a construção da ponte.

Este exercício foi realizado no RTH Zurich Flying Machine Arena, que é um local interior bastante controlado, o que significa que não se sabe como os drones se iriam comportar em ambientes exteriores ou situações de assistência a desastres.

Assista ao vídeo que mostra este excitante e significativo desenvolvimento na construção automatizada.

Fonte:Instituto ETH