Discos em estado sólido de 25nm muito mais rápidos e maiores

Discos em estado sólido de 25nm muito mais rápidos e maiores

11 de Outubro de 2010 3 Por Tiago

A tecnologia de armazenamento em estado sólido, esta a evoluir de dia para dia. Com uma construção à escala de 25nm (bem mais pequena que a anterior escala de construção), o sucessor do Intel G2 X25-M promete ser bem maior e mais rápido. Este aumento de capacidade devesse consequentemente à técnica de construção do mesmo.

O aumento da capacidade é de até 600GB em discos de 2,5 polegadas e 300GB em discos de 1,8 polegadas. Segundo relatos o Postville Refresh trará um aumento de até 40.000 IOPS em gravações aleatórias de 4k, e uma leitura superior a 250MB e escrita superior a 170MB em transferência sequenciais de grandes arquivos.

Os novos discos em estado sólido da Intel vêm concorrer com as actuais unidades SandForce SF-1200 que são apenas o melhor que há, de momento no mercado. Mas ao contrário dos SandForce, os novos discos deverão ser bem mais baratos. O mais impressionante é que estas novas unidades Intel X25-M G3 são (supostamente) capazes de transferir pelo menos 30TB antes de apagar o ghost, e tem “energia de segurança no cache de gravação”. Este recurso pode impedir que quebras de energia provoquem erros de gravação de dados no disco.

É esperado que marcas como a OCZ, Corsair, Mushkin, entre outros, revelem também as suas unidades, para que desta forma aumente a concorrência no mercado dos discos em estado sólido.