Sistema de deteção automatizada de acidentes testado nos EUA

Em Michigan, nos EUA foi recentemente implantado um sistema automatizado de controlo de segurança do trafego das estradas. Este sistema encontra-se em fase de testes, mas tem como principal objetivo reduzir a alta taxa de acidentes nas vias de trânsito.

Apelidado de Connected Vehicles, este sistema de teste foi desenvolvido pelo Instituto de Investigação de Transportes da Universidade de Michigan e pelo Departamento de Transportes dos EUA.

O sistema Connected Vehicles permite uma conexão, em simultâneo, entre 3.000 carros na área de Ann Arbor. A conexão é efetuada através da tecnologia Wi-Fi, permitindo que os veículos comuniquem uns com os outros, evitando acidente e melhorando a fluidez do tráfego em geral.

Autocarros, carros e camiões dispõem deste sistema, que envia e recebe alertas de veículo para veículo, ou de veículo para infraestrutura detetando (antecipadamente) colisões iminentes, provocadas por manobras repentinas e arriscadas.

Este programa piloto irá durar um ano e irá determinar uma possível implementação futura, de um sistema maior, pela National Highway Traffic Safety Administration nos Estados Unidos.

Quanto a mim, este sistema (ou um sistema idêntico) seria essencial nas estradas de todo o mundo, especialmente por cá.