Impressionante demonstração de poder do processador Nvidia Kal-El quad-Core

Impressionante demonstração de poder do processador Nvidia Kal-El quad-Core

4 de Junho de 2011 1 Por Tiago

A Nvidia criou um jogo de demonstração, para comprovar a verdadeira capacidade e poder de desempenho dos seus novos processadores quad-Core Kal-El para dispositivos móveis.

Kal-El (a nova geração de processadores Tegra) é o primeiro processador quad-Core do mundo, para dispositivos móveis, sendo também uma poderosa combinação entre um CPU de quatro núcleos e uma GPU de 12 núcleos da Nvidia.

Esta demo, conhecida como “Glowball” foi criada para revelar o verdadeiro potencial deste chip Tegra. Glowball é o primeiro exemplo de iluminação dinâmica verdadeira, para um dispositivo móvel.

Trabalhando ao mesmo tempo, os quatro núcleos são capazes de efetuar uma enorme variedade cálculos físicos incríveis, tais como, o movimento realísticos de um pano por exemplo.

Ao contrário da iluminação estática, a iluminação dinâmica exige muito mais a nível de processamento, devido às variações de intensidade de luz e sombra nos objetos renderizados em tempo real, para que estes respondam de forma realista em relação ao seu ambiente.

Como poderão ver no vídeo abaixo, a demo Glowball consiste num jogo de equilíbrio, onde é possível controlar uma bola através dos acelerómetros e giroscópios de um smartphone ou tablet. A bola em si poderá emitir variados tons de luz, sendo ela, a própria fonte de luz de todo o cenário, daí a iluminação dinâmica.

Durante a demonstração, o processador Kal-El foi capaz de correr a demo Glowball mantendo as taxas de frames estáveis, a uma resolução de 1280×800. O vídeo representa ainda a intenção da Nvidia, em mostrar a diferença do nível de processamento com dois e quatro núcleos. Ao desligar dois dos quatro núcleos, foi possível observar desde logo uma redução de 10fps, tronando esta demo bastante lenta.

O jogo Glowball terá a sua versão final para dispositivos Androide, assim que o novo processador Nvidia Kal-El quad-Core chegar ao mercado.

Segundo a Nvidia, quando este chip em produção chegar ao mercado, será cerca de 25 a 30 porcento mais rápido, do quem o exibido nesta demonstração.

Delicie-se com o vídeo de demonstração, abaixo.

Fonte: Nvidia | Via: engadget.com