Daedalus a nave espacial gigantesca para viagem interestelar

Daedalus a nave espacial gigantesca para viagem interestelar

22 de Janeiro de 2011 2 Por Tiago

Em 1970, os britânicos planeavam enviar uma nave espacial numa viagem interestelar, para a estrela mais próxima do nosso sistema solar. Um plano extremamente ambicioso, que acabou por ficar na gaveta.

As actuais pretensões do homem em voltar à Lua, e até mesmo numa viagem a Marte, são como um passeio no jardim, quando comparado com esta longa expedição.

O Projecto Daedalus consistia numa nave espacial desenhada para alcançar a Estrela Barnard, que se encontra a 5,9 anos-luz da Terra. Como, infelizmente, não é possível viajar à velocidade da luz, esta expedição iria durar cerca de 50 anos, a uma velocidade de 70 milhões km/h.

Um dos principais problemas com que os cientistas se iriam deparar na construção deste veículo espacial, era a sua dimensão. As 54.000 toneladas de Daedalus obrigavam a que esta nave tivesse de ser construída na órbitra terrestre. Como podemos ver na imagem (acima), quando terminada, a nave iria ter um tamanho aproximado ao do edifício Empire State Building.

Outro dos problemas seria o combustível. O foguete de fusão de duas fases, só teria combustível suficiente para cerca de quatro anos, quando Dédalo ainda estaria a 46 anos de alcançar o seu destino.

Este projecto nunca passou (nem deverá passar) do papel para a vida real. Mas temos de dar o devido mérito a Adrian Mann, o visionário que arquitectou este louco projecto espacial.