Cubo robótico domina a arte do equilíbrio

Partilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Quando pensamos em robôs, a primeira imagem que nos surge em mente é: a de dispositivos mecânicos, com forma humanoide ou animal, capazes de se moverem com a ajuda de pernas biónicas ou rodas motorizadas. Contudo, este não é o caso do próximo robô, que vos venho falar.

Cubli é um pequeno cubo, com 15x15x15 centímetros de tamanho, capaz de se mover, girar, saltar e equilibrar de forma exímia.

Criado por um grupo de cientistas, da área de Sistemas Dinâmicos e Controlo do Instituto ETH em Zurique, este robô foi aperfeiçoado com capacidades de locomoção pouco comuns. Graças a três rodas internas, que fornecem uma força de equilíbrio giroscópico, Cubli é capaz de se manter “em pé”, apoiado apenas, em um único vértice.

Cubli - 02

Além de manterem o equilíbrio do cubo, estas rodas permitem que este se mova. Para tal, uma das rodas terá de abrandar rapidamente, ou parar, transferindo a inércia da mesma para a estrutura do cubo.

Enquanto os sensores inércia, conectados a um processador e controlador incorporados, mantêm estável a posição e orientação do Cubli. Isto permite-lhe realizar algumas “acrobacias”, como erguer-se, em uma das suas extremidades, ou girar sobre si mesmo.

Em termos práticos, Cubli poderá ser integrado em missões de exploração extraplanetárias, graças à sua incomum forma de locomoção. Tais características poderão impulsionar o desenvolvimento de robôs de automontagem.

Fique com o seguinte vídeo e veja como este cubo robótico funciona.

Fonte: ETH Zurique

Partilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email
Artigos Relacionados
Comentários