Laboratório quer construir criança robô em nove meses

Laboratório quer construir criança robô em nove meses

4 de Janeiro de 2013 1 Por Tiago

Um grupo de engenheiros do Laboratório de Inteligência Artificial (AI Lab) da Universidade de Zurique está atualmente a desenvolver uma criança robô, chamada Roboy. O objetivo será terminá-lo em 9 meses, o mesmo período de gestação de um bebé na barriga da mãe.

Para criar Roboy, os engenheiros estão a utilizar tecnologia robótica “suave”, que pretende imitar o corpo de um ser humano, com 1.20m de altura. O laboratório pretende dar um aspeto mais humano aos robôs, para que futuramente estes integrem, mais confortavelmente, a sociedade.

Roboy AI Lab - 02

Este projeto teve início em Junho de 2012, e juntou 15 parceiros e 40 engenheiros e cientistas. Os parceiros estão a fornecer conhecimentos especializados e fundos, por meio de patrocínios e financiamentos coletivos, incluindo o leiloamento de espaço no robô para logótipos e contratos para funções de negócios, assim que este estiver concluído.

Avaliando pelas imagens e vídeo (que poderá ver no fim do artigo) Roboy revela-se um pouco despido, parecendo-se mais com um esqueleto do que propriamente com um criança. Mas este pequeno humanoide encontra-se ainda em fase de desenvolvimento e espera-se ainda muito trabalho pela frente.

Roboy AI Lab - 3

Para construir Roboy, os cientistas basearam-se num projeto anterior, o humanoide Eccerobot, que por sua vez se baseava no sistema músculo-esquelético humano. Em vez de articulações mecânicas, Roboy usa um conjunto de motores que puxam cabos elásticos, semelhantes aos músculos e tendões.

Segundo o Al Lab, estas semelhanças vão permitir ao humanoide, com aspeto de criança, mover-se “quase tão elegantemente quanto um humano”.

Roboy é mais um dos vários projetos de investigação, levado a cabo por esta equipa. Atualmente, os cientistas da AI Lab pretendem a desenvolver novas tecnologias de produção, como recurso à utilização de sistemas CAD e impressão 3D, permitindo uma produção completa dos robôs, numa questão de dias.

A AI Lab acredita que com o envelhecimento da população, será cada vez mais importante e necessário, haver meios de ajuda para os mais idosos e debilitados. O Roboy é o primeiro passo, para que no futuro seja possível tornar a vida destas pessoas, bastante mais confortável e independente.

O rosto de Roboy foi escolhido através de um concurso no Facebook e posteriormente, o seu corpo irá ser coberto por uma espécie de pele macia, para esconder todos os componentes mecânicos e estrutura em plástico.

Roboy AI Lab - 04

Roboy deverá “nascer” em Março e fará a sua primeira aparição em público na exposição Robots on Tour, dia 9 do mesmo mês, para comemorar os 25 anos de existência da AI Lab. Deixe-se ficar com o próximo vídeo, e veja o Roboy em ação.

Fonte: Roboy | AI Lab