Geração Core iX Sandy Bridge anunciada pela Intel

A nova geração de processadores CPU/GPU Intel Core iX com o nome de código Sandy Bridge foi oficialmente anunciada hoje, pela Intel.

Os processadores Sandy Bridge foram construídos segundo uma microarquitectura à escala de 32 nm, integrando as unidades: CPU, GPU e controlador de memória.

Ao fim de meses de especulação, a Intel decidiu revelar a lista detalhada dos 29 novos processadores i3, i5 e i7 Sandy Bridge. O principal objectivo é acabar definitivamente, com os processadores de gama baixa. Já que estes novo processadores Intel, dispõem de uma unidade gráfica integrada no processador, perfeitamente capaz.

As principais vantagens são dos novos processadores Intel:
  • Clock dinâmico entre os núcleos da CPU e da GPU, livrando-o de qualquer carga de trabalho que lhe seja dado, e uma partilha de até 1MB de cache.
  • Segundo a Intel, os novos processadores gráfico HD 2000 e 3000, fornecem
    2 vezes mais desempenho dos que os sistemas base Capella.
  • O melhoramento da tecnologias Turbo BoostHyper-Threading da Intel foi de tal ordem, que permitiu também, aumentar o níveis de desempenho da CPU  (melhoria de até 60% em CPUs mobile quad-Core).
  • Além da evidente redução no consumo energético, os novos chips podem ainda desligar completamente uma drive óptica idle, permitindo aumentar significativamente o tempo útil de utilização da bateria.
Novos recursos dos Core i3, i5 e i7 Sandy Bridge.

  • Intel Quick Sync Video – Promete um processo de codificação/decodificação de vídeos 17 vezes mais rápido do que as gerações anteriores (uma vez que estas são realizadas através do hardware). A Intel realizou parcerias como a CyberLink, Corel e ArcSoft, para possibilitar uma conversão vídeo H.264 e MPEG-2 acelerada por hardware.
  • Intel InTru 3D / Clear Video HD – Permitirá correr conteúdos de alta definição em Blu-ray 3D no Televisor, através de uma ligação por cabo HDMI 1.4.
  • WiDi 2.0 – A Intel finalmente actualizou este recurso, permitindo a transmissão (sem fio) de streaming de vídeo em Full HD, para o seu televisor.

Esperemos por mais novidade dos processadores Core iX Sandy Bridge, vindas do CES 2011.