Novo coração artificial permite viver sem pulso

Novo coração artificial permite viver sem pulso

16 de Junho de 2011 1 Por Tiago

Há que diga que “estar vivo é o contrário de estar morto”, mas até essas “mentes iluminada” sabem, que para saber se uma pessoa esta viva ou morta, basta confirmar se tem ou não pulso.

Pelo menos bastava, até surgirem este novo coração artificial implantável, que funciona através de um par de turbinas. Além de manterem o paciente vivo, as turbinas são silenciosas, eficientes e produzem um fluxo contínuo da corrente sanguínea. Portanto, o paciente que as usar não terá pulso.

Habitualmente, os corações artificiais são produzidos para replicar o método de funcionamento de um coração verdadeiro. O problema é que estes requerem demasiadas peças mecânicas no seu interior, agravando as probabilidades de falharem.

Por isso é que o Dr. Billy Cohn e o Dr. Bud Frazier do Texas Heart Institute desenvolveram um coração artificia que não imita o batimento cardíaco de um coração verdadeiro, limita-se apenas a fazer com que o sangue circule por todo o nosso corpo, de forma continua.

Cohn e Frazier acreditam que a busca pelo coração artificial perfeito poderá ter chegado ao fim. Com apenas um simples rotor em cada turbina, esta máquina não se desgasta, não avaria e não provoca coágulos ou infeções.

As turbinas têm vindo a ser testada em animais e até já foram testadas num paciente humano. Até agora, os ensaios têm-se revelado bem-sucedidos e sem efeitos colaterais.

Segundo os inventores, o órgão artificial é simples e confiável, mas no mundo da medicina, não basta dize-lo, terão de o provar também. Para tal, terão de passar nos rigorosos testes da FDA.

É provável que tenham de ser feitos alguns ajustes ao design e alguns retoques finais, mas a probabilidades de esta tecnologia receber o voto de aprovação da FDA, é bastante grande. O único contratempo será tentar convencer o pessoal, que não é necessário ter pulso para viver.

Via NPR