Cientistas descobrem Continente Perdido no Oceano Índico

Cientistas descobrem Continente Perdido no Oceano Índico

26 de Fevereiro de 2013 1 Por Tiago

Cientistas descobrem provas da existência de um antigo continente submerso no Oceano Índico. Segundo este estudo, publicado na revista Nature Geoscience, o continente “foi separado de Madagáscar e fragmentado, numa configuração idêntica a uma faixa, por uma série de ressaltos da dorsal oceânica, durante a abertura da bacia oceânica das Mascarenhas”.

Não, esta não é o lendário continente (ou ilha), Atlantis (ou Atlântida) perdida no meio do Oceano Atlântico, e imortalizada nos contos de Platão. Segundo a investigação, este continente situava-se entre a Índia e Madagáscar, antes de se afundar no oceano, “entre 61 e 83,5 milhões de anos atrás”.

Esta conclusão foi tirada, devido ao facto de terem sido encontrados vestígios do mineral zircão, com “mais de 1.971 milhões de anos” de idade, nas praias das Maurícias:

Os zircões foram assimilados a partir de fragmentos da antiga litosfera continental por baixo das Maurícias, e foram trazidos até a superfície pela pluma vulcânica.

Esta informação e reconstrução das placas tectónicas foram utilizadas para mapear o antigo continente, que não era mais que um pedaço de terra, ao qual chamaram de “Mauritia”.

De acordo com os cientistas, as ilhas Maurícias do planalto das Mascarenhas, “podem-se sobrepor a este microcontinente pré-cambriano”, localizado cerca de 10km abaixo da superfície.

Fonte: Nature Geoscience
Créditos de imagem: Shutterstock