Competição de micro-robôs no Mobile Microrobotics Challenge

Competição de micro-robôs no Mobile Microrobotics Challenge

3 de Junho de 2010 1 Por Tiago

Na NIST Mobile Microrobotics Challenge deste ano, foram apresentados alguns micro-robôs, os quais foram se destacaram em diferentes eventos, mostrando-se verdadeiramente poderosos rápidos e inovadores. Instituições e Universidades competiram com os seus minúsculos dispositivos, a fim de levar para casa o prémio e reconhecimento do mundo tecnológico.

A equipe Francesa CNRS demonstrou que é possível percorrer 2mm de distancia nuns incríveis 32ns, com um dispositivo microscópico, ou então a equipe Suíça ETH Zurich que se revelou eximia a encaixar pinos de 100μm (tamanho de um fio de cabelo humano), em buracos incrivelmente pequenos. Ganhando desta feita variados prémios ao longo de vários eventos.

Tecnologias como esta poder-se-ão revelar extremamente úteis na área da medicina. O tratamento de doenças como o cancro, e muitas outras, poderá ser facilitado, com a aplicação destas tecnologias. No seguinte vídeo será possível ver o ETH, a trabalhar como um pequena retro-escavadora empurrando pequenos objectos. O que nos leva a pensar que esta mesma tecnologia, daqui a uns anos poderá estar a fazer o mesmo género de trabalho na nossa corrente sanguínea, melhorando significativamente a nossa qualidade de vida.