Circuito elétrico permite recuperar pata paralisada de um macaco

Circuito elétrico permite recuperar pata paralisada de um macaco

14 de Abril de 2013 1 Por Tiago

人工神経接続4月5日9時AK

Os circuitos neuronais são as ligações que permitem a comunicação entre o nosso cérebro e os nossos membros. No entanto, quando essa ligação é afetada, devido a um acidente, podemos ficar paralisados ou limitados do membro associado a essa ligação.

Para contornar este problema, uma equipe conjunta de cientistas japoneses e americanos, na Universidade de NIPS (Instituto Nacional de Ciências Fisiológicas), no Japão, desenvolveu um novo tipo de “conexão neuronal artificial”.

Esta conexão neuronal artificial é, basicamente, uma ligação controlada por impulsos elétricos, que permite substituir e restaurar a conexão danificada, entre o cérebro e os membros. Esta tecnologia foi testada, com sucesso, num membro paralisado de um macaco (neste caso uma pata).

Os impulsos elétricos, emitidos pelo cérebro do macaco, viajaram até a medula espinal do animal, através de um circuito artificial. Este circuito serviu de ponte, para atravessar a zona lesionada, causadora da paralisia. Os impulsos seguiram o seu caminho, ao longo da restante rede nervos saudáveis, restaurando os movimentos da pata paralisada.

Esta intervenção fortaleceu a ligação entre a pata e o cérebro do macaco. O cérebro foi capaz de reconhecer, uma vez mais, o membro “desconectado”. O processo permitiu ao cérebro, ter (novamente) controlo da pata.

Esta é uma enorme descoberta, tanto para os cientistas como para a sociedade em geral. Aqui, poderá estar uma solução, para curar pessoas que sofram de paralisia.

A investigação continua, e os cientistas procuram perceber se o tratamento irá funcionar em pessoas, vítimas de paralisia total. No entanto, aqueles que têm de lidar com os danos consequentes de um acidente vascular cerebral ou medular, graças a esta nova descoberta, terão excelentes hipóteses de tratamento.

Fonte: Universidade de NIPS