Investigadores imprimem circuito de controlo OLED totalmente funcional com impressora a jato de tinta

Investigadores imprimem circuito de controlo OLED totalmente funcional com impressora a jato de tinta

3 de Dezembro de 2011 2 Por Tiago

Eis uma invenção, que irá facilitar a vida a muitos engenheiros e técnicos de eletrónica. Constituída por nanotubos de carbono, esta tinta especial condutora pode ser integrada num comum tinteiro e utilizada em qualquer impressora a jato de tinta.

Na verdade, esta tecnologia não é bem uma novidade, visto que já havíamos ouvido falar em algo do género, para imprimir circuitos e até para antenas em papel.

Tal como acontece com os tinteiros normais, esta tinta especial pode ser colocada numa impressora normal e a partir daí imprimir circuitos eletrónico em todo tipo de superfícies, desde papel, acetato, cartão, entre outros.

A tinta condutora foi desenvolvida por um grupo de investigadores da Aneeve Nanotechnologies na Universidade UCLA. Segundo estes, deveria ser considerada uma tecnologia corrente porque os circuitos de nanotubos de carbono têm maior capacidade de desempenho, do que os habituais circuitos de silício.

Segundo os seus fabricantes este é um método rápido e barato, graças à facilidade de utilizar uma impressora. Ainda assim, a questão coloca-se. Será que algum dia iremos ter a oportunidade de comprar tinteiros destes para imprimir os nossos próprios circuitos?

Fonte: UCLA Newsroom