Circuito integrado atinge os inimagináveis 670 GHz

Circuito integrado atinge os inimagináveis 670 GHz

5 de Junho de 2010 0 Por Tiago

Northrop Grumman a famosa empresa Norte Americana, fabricante de tecnologia militar, revelou ter criado um circuito integrado capaz de atingir a impressionante velocidade de frequência de 670 GHz.

De à uns anos para cá, que a velocidade de frequência de processamento tem sido o verdadeiro “tendão de Aquiles” da indústria informática. Tanto que a lei de More tem continuado a viva apenas devido á multiplicação de núcleos por cada chip, permitindo desta forma o aumento do desempenho sem recorrer á velocidade de processamento.

Há uns meses atrás ouvimos falar de um transístores IBM a 100 GHz, que iria revolucionar o mundo dos transístores, devido à alteração do cilício, o material que até agora tem sido utilizado, por o grafeno. Agora a Northrop Grumman revela ao mundo que atingiu os incríveis 670 GHz, e como se já não bastasse, anunciaram também que o objectivo é chegar a 1THz.

200 vezes mais rápido do que o circuito mais rápido alguma vez construído, este circuito integrado é capaz de operar a 0.67 triliões de ciclos por segundo. O projecto tem com responsável a DARPA (Agência de Pesquisas em Projectos Avançados de Defesa), que encomendou á Northrop Grumman, o desenvolvimento do programa avançado de investigação Terahertz Electronics, com o objectivo de melhorar as capacidades do arsenal bélico dos serviços dos militares norte-americanos.