Cientistas sintetizam esperma humano em tubo de ensaio

Cientistas sintetizam esperma humano em tubo de ensaio

28 de Setembro de 2015 0 Por Catarina

Uma equipa de cientistas franceses, no Institut de Genomique Fonctionelle, afirma ter sintetizado com sucesso células de esperma humano num tubo de ensaio.

A equipa de biotecnologia Kallistem , liderada por Phillippe Durand, desenvolveu as células utilizáveis do esperma num bioreactor no laboratório, fazendo crescer espermatozóides a partir de células germinativas de seis homens inférteis.

Através da simulação de espermatogénese, tiveram bons resultados com células de ratos, macacos e, finalmente, seres humanos.

Esta experiência pode vir a mudar a vida dos vários homens que sofrem de infertilidade, alguns como consequência de cancro (cerca de 15 mil) e outros que sofrem de infertilidade intratável (120 mil), tornando viável que possam ter filhos biológicos.

 

Os detalhes do processo ainda não foram divulgados (o que torna outros cientistas um pouco céticos), e ainda está a ser submetido para aprovação, mas a equipa Kallistem está confiante e pretende que o tratamento possa ser utilizado em pacientes dentro de quatro anos.

Via: Inhabitat
Fonte: Kallistem