Cientistas observam, pela primeira vez, a transformação de moléculas cerebrais em memórias

Cientistas observam, pela primeira vez, a transformação de moléculas cerebrais em memórias

28 de Janeiro de 2014 1 Por Tiago

As memórias são parte importante e integrante do Homem. A capacidade de recordar experiências e vivenciadas, molda a nossa personalidade e, ao mesmo tempo, permite-nos evoluir enquanto seres humanos.

Não menos importante (para os cientistas) é o processo de formação das memórias, que até agora foi sempre uma incógnita. Ter a capacidade de decifrar o que acontece, a nível molecular, durante a criação das memórias, poderá ajudar-nos a encontrar uma cura para doenças que afetam a memória, como o Alzheimer.

Graças a uma equipa de cientistas, da Universidade Albert Einstein College of Medicine, agora é possível estudar o processo de formação de memórias. Estes cientistas encontraram uma forma de marcar as moléculas no cérebro, que, posteriormente, lhes permite assistir à formação das mesmas.

No cérebro, os neurónios são bastante sensíveis a mudanças, dificultando a sua observação. A molécula de ARN mensageiro (ARNm) controla uma proteína importante na criação de memórias. Através da sua marcação (a verde fluorescente) é possível, aos cientistas, observar o que acontece durante a criação e formação da respetiva memória.

Esta técnica permitiu observar todo o processo em laboratório. Para tal, os investigadores tiveram de estimularam os neurónios no hipocampo, do cérebro de um rato, de forma a criar novas moléculas de ARNm. Isso fez com que os neurónios se unissem, de forma idêntica ao entrelaçar de dedos das mãos, e que as memórias ocorressem, assim que os neurónios se conectaram uns aos outros.

A capacidade de observar a formação das memórias, num cérebro saudável, poderá tornar-se uma enorme ajuda no processo de estudo da memória e como esta é afetada por doenças, ou lesões.

No futuro, será possível eliminar memórias más, ou implantar memórias falsas. Mas mais importante ainda, será encontrar uma cura, ou tratamento, para doenças que afetam a nossa memória.

Fique como o vídeo onde é possível observar o processo de formação de memórias.

Via Medical Xpress