Cientistas descobrem nova partícula que parecer o tão aguardado Bosão de Higgs

Cientistas descobrem nova partícula que parecer o tão aguardado Bosão de Higgs

4 de Julho de 2012 0 Por Tiago

Segundo os cientistas do CERN, um novo Bosão foi encontrado e as suas características parecem coincidir com o tão aguardado Bosão de Higgs (ou partícula de Deus com ficou conhecido).

Os cientistas esperam reunir e analisar todos os dados recolhidos pelo ATLAS e CMS, do CERN, a fim de obter uma resposta mais aprofundada sobre esta nova partícula. Contudo, uma coisa é possível afirma: os cientistas descobriram um bosão e este poderá ser a partícula de Higgs.

A partícula, observada a 125 e 126 GeV, encaixa perfeitamente dentro dos parâmetros de massa possíveis, previamente identificados por Peter Higgs, o físico britânico que previu a existência do Bosão de Higgs. Desta feita, poderá ter sido encontrada a partícula que faltava para fechar o Modelo Padrão da física de partícula.

De acordo com Joe Incandela, um dos cientistas encarregues do experimento no CMS:

“Os resultados são preliminares, mas o sinal 5-sigma que estamos a ver, em torno de 125 GeV, é dramático. Esta é de facto uma nova partícula. Nós sabemos que deve ser um Bosão e é o Bosão mais pesado alguma vez encontrado.”

“As implicações são muito significativas e é precisamente por esta razão que devemos ser extremamente cuidadosos em todos os nossos estudos e cruzamento de verificações.”

Obter um sinal 5-sigma, significa que existe uma certeza de 99,9999% de este evento não ter ocorrido por mero acaso. Desta feita, este sinal expressa a certeza de ter sido encontrada uma nova partícula.

Com a ajuda dos detetores de partículas, ATLAS e CMS, for possível realizar duas experiencia diferentes e independentes, que, contudo obtiveram o mesmo resultado, a descoberta de uma nova partícula. Embora esta partícula encaixe na descrição do Bosão de Higgs, serão necessárias análises posteriores às suas características.

De acordo com o comunicado de imprensa do CERN:

“A identificação positiva das características da nova partícula irá levar tempo e dados consideráveis”

“Mas independentemente da forma da partícula de Higgs, o nosso conhecimento sobre a estrutura fundamental da matéria está prestes a dar um grande passo para a frente.”

Os resultados preliminares deste experimento foram revelados hoje, em conferência de imprensa, onde o próprio Peter Higgs esteve presente.

Na conferência de empresa, estiveram presentes ainda Rolf Heuer (Diretor Geral do CERN), Fabiola Gianotti (investigadora e porta-voz do ATLAS), Joe Incandela (investigador e porta-voz do CMS) e mais dois peritos, que tentaram responde a todas as perguntas dos média.

Fique com o seguinte vídeo do CERN, onde alguns físicos (inclusive Peter Higgs) falam desta descoberta.

Fonte: CERN