Novo chip da Intel com 50 núcleos atinge poder de processamento de 1 teraflop

Novo chip da Intel com 50 núcleos atinge poder de processamento de 1 teraflop

18 de Novembro de 2011 1 Por Tiago

Gigante entre as empresas de componentes eletrónicos para computadores, a Intel pode orgulhar-se de ser pioneira no lançamento de dispositivos de alta performance no mercado.

Depois dos processadores com tecnologia dual-Core, quad-Core, hexa-Core e octa-Core a empresa desenvolveu o novo processador Knights Corner, com 50 núcleos num único chip de silício, construído à escala de 22nm.

A Intel recorreu à arquitetura MIC (Many Integrated Core) para construir este monstro, capaz de processar 1 teraflops de dados por segundo, ou um trilião de operações de ponto flutuante por segundo (1 000 000 000 000 000 flops).

Apesar de ser cerca mil vezes inferior a um supercomputador, este é capaz de um processamento, 1 milhão de vezes superior ao mais rápido processador comum, disponível no mercado para o consumidor.

Mas se esperava rodar o (futuro) título Hallo 4 com um destes gigantes na sua máquina, desengane-se… infelizmente, este não é um processador para o comum consumidor.

Em vez disso, o processador será integrado em computadores para realizar “aplicações altamente paralelas, tais como modelagem de clima, tomografia, simulações de dobramento de proteínas e simulações avançadas de materiais”.

Na verdade, nenhum gamer necessita de um processador tão poderoso como o Knights Corner, qualquer Core i7 ou Bulldozer é capaz de dar conta do recado.

Fonte: Tom’s Hardware