CeBit 2010 robots campeões do mundo em futebol

CeBit 2010 robots campeões do mundo em futebol

11 de Março de 2010 1 Por Tiago

Robots futebolistas serão capazes de vencer humanos? Para já ainda não, mas no futuro, quem sabe.

Muitas novidades foram apresentadas, na feira de tecnologia CeBit, em Hannover na Alemanha. E uma delas foi uma equipa de robots futebolistas, criados pelos alunos da Universidade Bremen na Alemanha, e liderada por um grupo de pesquisa da DFKI (cento de pesquisas alemão de inteligência artificial). B-Human é o nome do projecto levado a cabo por este alunos que visa desenvolver software adequado, a fim de participar no eventos RoboCup.

credit: b-human.de

A RoboCup é uma competição a nível mundial que se desenrola todos os anos, em diferentes países. O ano passado realizou-se na Áustria em Graz e teve mais de 3000 participantes de 40 países, este ano realizar-se-á em Singapura, e realizou-se cá em Lisboa em 2004, onde estiveram 354 participantes de 37 países. Segundo a B-Human, participaram na Humanóide League até entrarem na Standard Plataform League em 2008. Desde então, têm participando em regularmente no German Open e na Copa do Mundo RoboCup, a qual foram os vencedores do ano passado.

Apesar de um pouco desajeitados, estes humanóides, são mostrando que dão uns toques na bola. Segundo um grupo de pesquisa, alemão, em 2050 os robots poderão jogar e vencer os humanos.