Cateter com luz UV repara danos cardíacos sem cirurgia

Cateter com luz UV repara danos cardíacos sem cirurgia

8 de Outubro de 2015 0 Por Tiago

Uma equipe de cientistas em Boston desenvolveram uma forma inovadora de reparar feridas ou buracos no coração, sem necessidade de efetuar uma cirurgia invasiva.

Os cientistas criaram um cateter, cola biodegradável e adesivo que cabem dentro das veias do paciente e são guiados diretamente até ao coração. Uma vez lá, é usado um balão reflexivo e uma luz ultravioleta (UV) para aplicar e ativar o revestimento do adesivo.

Os benefícios, desta nova tecnologia, são enormes quando comparados à cirurgia aberta ao coração. Em primeiro lugar, não é necessário para o coração para realizar esta intervenção, e além disso não é necessário cortar tecido do coração, como nas atuais, mas velhinhas, práticas médicas da cirurgia.

Ao contrário de outros dispositivos, que permanecem no corpo, podendo mover-se do lugar ou falhar na cobertura do buraco, enquanto o tecido continua a crescer, este remendo fica fixo ao preencher e colar-se à zona lesada.

Assim que o cateter estiver no colocado, o tecido muscular do coração voltará a crescer, por cima deste remendo que se irá dissolver

“Isso é realmente uma plataforma completamente nova para fechar feridas ou buracos em qualquer parte do corpo”,

diz Conor Walsh, fundador da Harvard Biodesign Lab em MARES.

Fonte: Harvard
Créditos da imagem: Hospital Infantil de Boston