Cartões de memória CF5.0 até 144 Petabytes

Cartões de memória CF5.0 até 144 Petabytes

2 de Março de 2010 1 Por Tiago

A CompactFlash Association anunciou o CompactFlash 5.0, suporte de memória até 144 petabytes. Para termos uma noção, 144 petabytes é igual a 150.994.944 gigabytes, que por sua vez, é igual a 154.618.822.656 megabytes. É muito byte junto…num cartão de memória só.

A passagem de 28 para 48 bites de endereçamento, resulta num aumento exponencial do volume de armazenamento, dos actuais 137 GB para os impressionantes 144 PB. Apesar de toda esta capacidade de armazenamento, estes valores só serão atingidos daqui a alguns anos.

O presidente do conselho da Canon e CFA, Sr. Shigeto, disse que a maior capacidade, e
um desempenho mais elevado dos cartões CF, deve-se aos 48-bit de endereçamento que a versão CF5.0 disponibiliza, estas especificações vão aumentar o valor das cameras DSLR. As altas performances de vídeo, são uma garantia da CF5.0, que vai ajudar os cartões CF a expandir em novos mercados. Equipamento de alta velocidade, como filme câmaras de vídeo profissional.

Slots para cartões CompactFlash são comummente usados em cameras digitais, cameras de vídeo e outras plataformas electrónicas, incluindo sistemas integrados, computadores single board, gravadores de dados, monitores cardíacos, desfibrilhadores e máquinas de caça-níqueis (slot machines).

Apesar de 144 PB parecer um número extremamente exagerado, a realidade é que, com a evolução da tecnologia dos filmes (por exemplo) tem vindo a ser necessário um maior tamanho de armazenamento. Senão vejamos: os filmes para serem disponibilizados em alta definição aumentaram de 4,7GB (ou 8,5GB em camada dupla) nos DVD, para os 25GB (ou 50GB). Os jogos também têm vindo a aumentar de tamanho, para gráficos com mais definição.

Por isso, estes tamanhos serão banais num futuro próximo.

[Fonte]