Carro voador híbrido com tecnologia para descolar, aterrar e voar autonomamente

Carro voador híbrido com tecnologia para descolar, aterrar e voar autonomamente

13 de Maio de 2013 1 Por Tiago

TF-X é a mais recente e futurista carro voador híbrido de quatro lugares, a combustível/elétrico, anunciada no website Terrafugia. Segundo o pessoal que desenvolveu este conceito, esta é “a realização prática do sonho de inúmeras visões do futuro”.

O conceito não é novo, mas a grande vantagem deste modelo, é o facto de poder ser totalmente autónomo. TF-X é um carro híbrido voador, capaz de descolar, aterrar e voar automaticamente, sem a ajuda do condutor/piloto. Graças a um programa de voo totalmente automatizado. Contudo, o pessoal do Terrafugia afirma que “você terá sempre a palavra final se for seguro aterrar”.

A combinação de dois motores elétricos, de 600 cavalos de potência, permite, a este carro voador, descolar verticalmente. Um outro motor traseiro, de 300 cavalos, proporciona uma impulsão para voar horizontalmente (como um avião normal). O TF-X é capaz de atingir velocidades máximas de 320Km/h e tem autonomia para mais 800km.

Quando o motor de voo se encontra em funcionamento, este irá carregar as baterias do veículo. Desta forma, mesmo que esgote todas as reservas de combustível durante o voo, este terá alguma autonomia elétrica para circular em terra, até encontrar um posto de abastecimento.

Depois de tantas promessas falhadas de eventuais carros voadores, só teremos de esperar mais 8 a 12 anos, que este projeto esteja completo, para que possamos “ver-para-crer”.

Fonte: Terrafugia