Carro construído a partir de impressora 3D irá atravessa os EUA com menos de 38 litros de etanol

Carro construído a partir de impressora 3D irá atravessa os EUA com menos de 38 litros de etanol

1 de Março de 2013 1 Por Tiago

Dois anos após ter sido noticia, por construir o primeiro carro através da tecnologia de impressão 3D, Urbee Jim Kor e a sua empresa Kor Ecologic, preparam-se agora para mostrar os resultados e potencial deste novo meio de produção automóvel, ao desenvolver a segunda geração do veículo Urbee.

A estrutura plástica de 3 metros de Urbee 2 levou cerca de 2.500 horas a ser impressa (segundo a Wired). A sua leve estrutura, com apenas 540kg, permite-lhe poupar mais combustível por quilómetro, fazendo dele um amigo do ambiente.

De acordo com Kor, ao imprimir todos os componentes do veículo como uma única peça, foi possível reduzir a resistência ao ar, tornado o Urbee 2 num carro extremamente aerodinâmico.

O veículo dispõe de três rodas (duas à frente e uma a trás), e segundo Kor estas características poderá fazer com que este seja registado como um motociclo e não como veículo ligeiro de passageiros, na maioria dos países.

Tendo em conta que grande parte da estrutura monobloco do veículo é feita de plástico, levantam-se algumas dúvidas relativamente à segurança do mesmo. No entanto, Kor afirma que o objetivo é fazer com que a produção final do veículo, “ultrapasse a maior parte, se não mesmo todos, dos padrões de segurança automotiva”.

Mas nem tudo é de plástico no Urbee 2, também existem componentes metálicos. Como por exemplo, um motor hibrido com 10 cavalos de potência, ou o motor elétrico de 36 volts, potenciando uma (supostamente) velocidade máxima de 64km/h.

Para provar a resistência e eficiência do seu novo protótipo, Kor afirmou à Wired que a sua empresa planeia conduzir o Urbee 2 deste San Francisco até Nova Iorque, numa viagem com mais de 4800km e apenas 38 litros de etanol puro no depósito.

Kor pretende com isto entrar para o livro de recordes do Guinness, ao produzir um veículo capaz de uma extraordinária autonomia de 0,778 litros aos 100km. Desta feita, Urbee 2 poderá torna-se bastante mais eficiente que o anterior modelo Urbee, capaz de uma autonomia máxima de 1,167 litros ao 100km.

Impresso com plástico ABS, o protótipo aguarda o início da sua produção, que já conta com 14 pré-reservas. Urbee 2 irá custar cerca de 50 mil dólares (aproximadamente 38mil euros).

Acreditando que o Urbee 2 irá ser capaz de bater este recorde do Guiness, resta-nos esperar que este não ser desmonte pelo caminho. Mas este já o meu lado cético a falar.

Fonte: Wired
Kor Ecologic (Urbee)