Carro conceptual autónomo adapta-se à classe empresarial

Carro conceptual autónomo adapta-se à classe empresarial

20 de Fevereiro de 2014 1 Por Tiago

Os carros autónomos já não são propriamente um conceito, visto que esta tecnologia tem vindo a ser desenvolvida e testada por várias empresas. Contudo, só por volta do ano 2020 poderemos ver, com alguma frequência, veículos autónomos nas estradas de todo o mundo.

Esta tecnologia promete ser um sucesso, visto que o passageiro não necessitará de conduzir para fazer uma viagem no seu carro. O próprio carro conduzirá por si. Teoricamente, estes veículos eliminarão, quase todas, as colisões de trânsito, além de reduzir o congestionamento de tráfego.

Designers de automóveis, como Quirky Rinspeed, vão mais longe nas possibilidades e utilidades desta tecnologia. Segundo Rinspeed, no futuro, o interior de um carro autónomo poderá transforma-se num confortável escritório, ou sala de estar.

Tendo em conta que a condução será feita, predominantemente, pelo veículo, todos passageiros (incluindo o condutor) poderão concentrar-se noutras funções.

O carro conceptual XchangE, desenhado por Rinspeed, revela a potencialidade de um carro autónomo, para o setor empresarial:

  • Desde logo, a possibilidade de girar, até 180 graus, os bancos da frente. Esta capacidade permite que o condutor e passageiro da frente se voltem de costas para a estrada, durante a viagem.
  • O volante pode deslizar para o meio do painel de instrumento (tablier), permitindo maior reclinação o banco do condutor, para trás.
  • O banco de trás poderá dobrar, também, revelando um ecrã 4K de 52 polegadas, controlado por gestos. Desta forma, a caminho do escritório ou numa viagem de negócios, os passageiros poderão rever um vídeo, apresentação ou terminar um trabalho, antes de chegar ao destino.
  • O veículo dispõe ainda de um teto panorâmico, em acrílico, com uma par de painéis LED alinhados, cobertos por uma superfície com revestimento “Radiante”, que reflete a luz em todas as cores do arco-íris.
  • Caso comece a ficar um pouco sonolento, o XchangE poderá providenciar-lhe uma boa chávena de café.

O conceito XchangE foi concebido com base no modelo Tesla S, revelando-se como uma evolução do mesmo. Além de permitir umas impressionantes 20 possíveis configurações possíveis, dos bancos da frente, este conceito permite ainda posicionar o volante de ambos os lados do veículo.

O modelo conceptual XchangE irá estar em exposição no Geneve Motor Show, a realizar-se no próximo mês. Entretanto, fique com algumas imagens deste veículo, cortesia do designer Quirky Rinspeed.

Fonte: Rinspeed