Câmara omnidirecional Ricoh projetada para captar fotos de 360 graus

Câmara omnidirecional Ricoh projetada para captar fotos de 360 graus

5 de Fevereiro de 2013 1 Por Tiago

A Ricoh criou uma câmara protótipo, por enquanto conhecida apenas como “câmara omnidirecional”, capaz de captar fotografias panorâmicas de 360 graus. Isto deve-se combinação de duas imagens de 180 graus, captadas por duas lentes “olho de peixe” (lentes esféricas), posicionadas em extremidades opostas.

À distância de apenas um clique, é possível captar uma imagem esférica interativa, do mundo em seu redor. A imagem pode ser visualizada através de um smartphone (por exemplo), e é possível gira-la para a direita, esquerda, cima e baixo ou até mesmo fazer zoom.

Ao contrário das panorâmicas de 360 graus que vemos no Google Street View, que necessitam da combinação de várias fotos, este dispositivo apenas precisa de combinar duas fotos, captadas ao mesmo tempo. O que reduz (ou eliminado) os efeitos de “costura” proveniente da junção de várias imagens.

O conceito não é novo (obviamente), no mercado existem várias soluções para captar fotografias panorâmicas de 360 graus, ou podemos (simplesmente) pegar numa câmara comum, tirar várias fotos em torno de um único eixo, e por fim, combina-las através de um software de edição de imagem.

Esta câmara omnidirecional poderá ser uma solução compacta bastante prática e económicas, relativamente há maiorias das soluções do mercado. E a habilidade de captar vídeo, com este dispositivo, poderá também vir a ser explorada.

A Ricoh espera agora pelo feedback do público, para decidir se vai ou não continuar o desenvolvimento e futura comercialização do produto. Fique com o vídeo de demonstração da câmara omnidirecional.

Via: DigInfo