Câmara esférica controlada por smartphone ideal para missões de resgate

Câmara esférica controlada por smartphone ideal para missões de resgate

9 de Novembro de 2012 0 Por Tiago

A empresa Bounce Imaging criou um dispositivo esférico, com sensores e câmaras, que pode ser atirado para zonas potencialmente perigosas, fornecendo imagens do local sem por em risco vidas humanas.

Lembra-se o recente filme “Prometheus”, onde robôs com sensores são lançados para dentro de uma nave alienígena, para mapear todo o seu interior? Aqui o conceito é o mesmo, à exceção de estas esferas não voarem ou deslocarem-se sozinhas.

Com tamanho de uma bola de ténis, este pequeno dispositivo equipado com 6 câmaras, que podem enviar até 2 fotografias por segundo, fornece uma visão de 360 graus em torno do mesmo. A esfera está equipada ainda com sensores de temperatura e de presença de gases perigosos, no futuro irá dispor ainda de um contador Geiger, para fornecer dados sobre os níveis de radioatividade.

Segundo a empresa, enquanto outros aparelhos são mais caros (custo aproximado de EU€4000) e mais complicados para trabalhar, este será indiscutivelmente mais económico (custo aproximado de EU€400) e simples.

Embora esteja em fase de desenvolvimento, este protótipo está já a ser promovido como uma ferramenta essencial de primeiros socorros, para equipas de bombeiros e unidades táticas militares.

Fique com o próximo vídeo, que ilustra o uso e funcionalmente deste dispositivo.

https://youtu.be/hxd1HN0qYUA

Via: BBC
Fonte: Bounce Imaging