Tecnologia

Câmara 3D revolucionária permite ver o mundo em 360 graus

No laboratório Suíço EPFL, os investigadores têm vindo a desenvolver um novo tipo de câmara 3D. Esta permitirá captar imagens panorâmicas de 360 graus, a partir a sua localização.

Quando falamos em imagens 3D, lembramo-nos dos actuais televisores, capazes criar uma sensação de profundidade nas imagens, idêntica à forma como vemos o mundo real.

Mas na realidade, estes televisores não são verdadeiramente 3D, tecnicamente deveriam ser chamados de televisores estereoscópicos. Isto porque se movermos a cabeça para os lados, a perspectiva da imagem não muda.

Por isso os investigadores decidiram criar esta câmara, que permite mudar a perspectiva e ao mesmo tempo transmitir imagens tridimensionais. Tudo isto se deve à matriz de lentes múltiplas, capaz de determinar com precisão a distância de qualquer objecto, baseando-se na análise instantânea das imagens captadas.

Segundo os cientistas do laboratório Suíço EPFL, esta tecnologia poderá ser incorporada em automóveis e robôs autónomos, no processo de desenvolvimento de vídeojogos mais realistas, em eventos desportivos como por exemplo o futebol (varias destas câmaras permitiria ao espectador “caminhar” pelo campo ao lado dos seus ídolos), entre outra.

Ideias parecem não faltar aos investigadores, no que toca à implementação desta tecnologia a diferentes níveis. No vídeo abaixo poderão saber mais pormenores desta câmara.

5 Comentários

  1. sou dono de uma imprasa acho que vou precisar muito porque e uma ren-t-a car
    em luanda-angola-africa. OBs; sou RICO.

  2. gostei bwe desta camera

  3. gostei imenco desta nova tecnologia em cameras e que Deus vos de mais inteligencia e sabedoria pra enventarem muitas coisas boas para a nossa satisfacao.
    Por ultimo,meus irmaos,prestem atencao ao ”QUE E VERDADEIRO HONESTO DIGNO PURO AMAVEL AO QUE TEM BOA FAMA AO QUE E VIRTUOSO E DIGNO DE LOUVOR ” ponhao em pratica o que aprenderam e estara convosco o DEUS DA PAZ. Afirmou ”’WILSON WOODROW WOOLWOTH”’. boa onda.

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Pode gostar também

Mais em:Tecnologia