C-1 o motociclo elétrico de 2 rodas com controlo de autoequilíbrio da Lit Motors

C-1 o motociclo elétrico de 2 rodas com controlo de autoequilíbrio da Lit Motors

6 de Junho de 2012 1 Por Tiago

Quando a versão conceptual do veículo de C-1, da Lit Motors, foi apresentado ao público levantou (naturalmente) algum ceticismo. Os designers afirmavam que o motociclo (de apenas duas rodas) seria capaz de se manter de “pé” por si mesmo, graças a um controlador eletrónico e um par de giroscópios.

Agora, os mais recentes vídeos mostram que o motociclo elétrico funciona mesmo, possível provando que o veículo de duas rodas é capaz de se manter numa posição vertical, sem qualquer apoio.

O protótipo encontra-se limitado a uma velocidade de 16km/h e os seus giroscópios (de escala reduzida) geram apenas metade dos 1763Nm de binário, do planeado para a versão final (de produção).

No entanto, apesar das limitações este o veículo é capaz de manter a sua posição vertical, mesmo quando circula na rua, faz marcha atrás ou é puxado lateralmente por um Land Rover, como poderão ver no próximo vídeo.

Segundo o que Daniel Kim, presidente da empresa Lit Motors, disse ao site Gizmag, o C-1 tem ainda um longo caminho a percorrer, até estar finalmente concluído. Mas Daniel revelou estar a aprender imenso com o projeto.

Eu tenho um par de ideias para a nossa próxima revisão” e ainda “alguns truques na manga, para aquele que será o verdadeiro potencial deste veículo.

É esperado que a versão final do C-1 seja capaz de uma velocidade máxima de 201km/h, munido de um pack de baterias com autonomia para 322km e ainda um lugar a mais para um passageiro. Daniel espera começar a vender o veículo até 2014 e este deverá custar 16.000 dólares (cerca de 12.800 euros).

Fique com os próximos vídeos onde poderá ver o C-1 em ação.

Vídeo de presentação do C-1.

Test drive na rua.

Fonte: Lit Motors
Via: Gizmag