NASA contrata Bigelow Aerospace para construir módulos espaciais insufláveis para a EEI

NASA contrata Bigelow Aerospace para construir módulos espaciais insufláveis para a EEI

16 de Janeiro de 2013 1 Por Tiago

A NASA prepara-se para aumentar a Estação Espacial Internacional, com um módulo insuflável. Para tal, contratou a empresa Bigelow Aerospace, assinando um contrato milionário de 17.8 milhões de dólares.

Os detalhes deste contrato serão discutidos hoje (16 de Janeiro), pela NASA e pela Bigelow, nas instalações da Bigelow Aerospace, no norte de Las Vegas. Contudo, a NASA deverá optar pelo módulo Bigelow Expandable Activity Module (BEAM).

O BEAM é um módulo cilíndrico e insuflável de armazenamento, construído pela Bigelow com base no projeto TransHab da NASA. Segundo a agência aeroespacial e a empresa, o módulo deverá entrar em orbita dentro dos próximos dois anos.

Assumindo que o BEAM irá ter um tamanho semelhante ao Bigelow BA 2100, então este irá medir cerca de 17.8 metros de comprimento, 12.6 metros de diâmetro e pesará aproximadamente 65 000kg. Assim sendo, o módulo terá duas vezes e meia o volume da EEI. Contudo, a Bigelow tem ainda disponível, outros módulos alternativos à escolha.

Para a NASA, estes módulos insufláveis trazem variadas vantagens. Além de serem mais baratos, são mais leves, oferecem maior espaço e segundo os testes realizados em terra, o tecido Vectran, utilizado no exterior do módulo, mostra uma resistência superior a micrometeoritos, quando comparado com as paredes rígidas dos módulos comuns.

Fonte: NASA