BBC filma pela primeira vez um sincelo da morte na Antártica

A BBC finalmente foi capaz de captar um fenómeno inédito nunca antes filmado, a formação de um tornado de gelo por baixo de água. Este é um fenómeno extremamente mortífero para todos os seres vivos passarem por baixo, ou perto dele.

Este tornado subaquático surge sob a forma de um pendente de gelo, que se vai formando desde a superfície em direção ao fundo do mar.

A água do mar não congela, graças ao sal que contem na sua composição, evitando que todos os oceanos congelassem e vivesse-mos numa era do gelo. Felizmente, a água do mar consegue permanecer liquida mesmo em temperaturas abaixo de zero, mas quando a temperatura desce demasiado, nem mesmo a água salgada é capaz de permanecer liquida.

Tal como acontece neste lapso de tempo filmado pela BBC, o tornado forma-se desde a superfície até ao fundo do mar, congelado a água salgada, o chão e algumas (pobres) estrelas-do-mar que não foram capazes de fugir a tempo do seu caminho.

As áreas mais frias congelam primeiro, até ficar apenas a água supersalgada, superfria e superdensa. Como um dissipador, este sincelo da morte vai libertando água salgada superfria formando um tubo oco de gelo. Se a água à superfície for suficientemente escassa, este tornado irá estender-se até ao fundo do mar e chão.

Fique com este espetacular vídeo lapso do tempo, narrado pelo mítico David Attenborough.

Fonte: BBC
Crédito da Fotográfico: Hugh Miller