Novas baterias orgânicas demoram apenas 30 segundos a recarregar

Novas baterias orgânicas demoram apenas 30 segundos a recarregar

11 de Abril de 2014 1 Por Tiago

Uma recém-criada empresa israelita, a StoreDot com sede em Telavive, criou uma bateria, com base em nano-cristais, que demora apenas 30 segundos a completar o recarregamento. Isso mesmo, o que até aqui demorava horas, agora passará a demorar meio minuto.

Mas o que são estes nano-cristais? Os nano-cristais são moléculas orgânicas de péptidos, produzidas pela StoreDot, capazes de aumentar síntese química, para produzir energia extra. Estas biomoléculas serem extremamente pequenas, o que melhora a capacidade do elétrodo e desempenho eletrólito.

A razão que leva, às baterias atuais, tanto tempo para recarregarem, deve-se ao facto de durante o recarregamento estarem a contrariar a reação química que lhes permite armazenar a energia. Mas graças aos nano-cristais, este processo torna-se incrivelmente acelerado.

A ideia havia sido tentada antes, geralmente utilizando metais pesados. O problema dos metais pesados é a sua extrema toxicidade. Neste caso, o material usado é bio orgânico, logo, inofensivo tanto para o ambiente como para as pessoas.

Além das claras vantagens ambientais, os nano-cristais existem em enorme abundancia na natureza. Esta abundancia, o torna-os mais acessíveis, permitirá reduzir os seus custos de fabrico e, consequentemente, baixar o preço de venda ao público.

Segundo Doron Myersdorf, CEO da StoreDot:

Em essência, nós desenvolvemos uma nova geração de elétrodos com novos materiais, que chamamos de MFE (Elétrodos Multifunção). Por um lado, eles agem como supercapacitadores (com carregamento muito rápido), e por outro funcionam como elétrodos de lítio (com descargas lentas). O eletrólito é modificado com os nossos nano-cristais, de formas a tornar o elétrodo multifuncional e mais eficaz”.

O teste foi realizado num smartphone Galaxy da Samsung. Contudo, Myersdorf garante que a tenologia funcionará em qualquer smartphone do mercado. Mais interessante ainda, será a possibilidade de utilizar as baterias em carros elétricos. O que poderá mudar, por completo, a sua viabilidade.

Se a bateria de um carro elétrico passar a demoras apenas 30 segundo a recarregar, tornar-se-ia mais rápido do que atestar o depósito do seu veículo.

A StoreDot está neste momento a tentar registar a patente do seu produto, para no final de 2016 dar início à produção em massa das novas baterias. Fique com vídeo de demonstração desta tecnologia.

Fonte: StoreDot