Novas baterias, com nanofios de silício, armazenam o triplo da energia e recarregam em 10 minutos

Novas baterias, com nanofios de silício, armazenam o triplo da energia e recarregam em 10 minutos

14 de Fevereiro de 2013 2 Por Tiago

De acordo com a mais recente descoberta, levada a cabo por uma equipa de investigadores da Universidade do Sul da Califórnia (USC), dentro em breve será possível aumentar (significativamente) a capacidade de armazenamento das baterias de iões de lítio, e também a sua rapidez de recarga.

Devido às exigências das atuais tecnologias, é cada vez maior a necessidade de criar melhores baterias, com maior capacidade de armazenamento e maior rapidez no recarregamento.

Segundo os estudos feitos na USC, a utilização de nanofios de silício porosos e flexíveis, para os ânodos em baterias de iões de lítio de alta capacidade, poderão triplicar a capacidade das mesmas e proporcionar rápidas recargas (completas) de apenas 10 minutos, a mais 2.000 ciclos de carga.

Os baixos custos que advêm com o silício deverão permitir desenvolver baterias mais baratas, mas sem as fragilidades das anteriores tentativas. Os investigadores estimam que esta tecnologia, de nanofios de silício, comece a ser integrada em baterias de iões de lítio, dentro de dois a três anos.

Fonte: USC