Cientistas desenvolvem baterias que carregam em 2 minutos e duram 20 vezes mais

Cientistas desenvolvem baterias que carregam em 2 minutos e duram 20 vezes mais

16 de Outubro de 2014 0 Por Tiago

Todos conhecemos a autonomia dos dispositivos móveis atuais, à medida que a tecnologia evolui as baterias tornam-se menos capazes de acompanhar a sua demanda energética.

Em utilização normal (fazer chamadas, aceder à internet, redes sociais e jogar), a bateria de um smartphone comum dura pouco mais de um dia. Além disso, a probabilidade de uma bateria ficar viciada, ao fim de um ano, é bastante elevada.

Pensando nestes problemas um grupo de investigadores, da Universidade de Nanyang em Singapura, tem vindo a desenvolver um novo tipo de bateria, que dura 20 vezes mais que as normais e carrega até 70% (da sua capacidade total) em apenas 2 minutos.

Enquanto as atuais baterias possuem ânodos de grafite, resultando em aproximadamente 500 ciclos de carregamento de vida útil, estas novas baterias possuem ânodos de dióxido de titânio, resultando em 10.000 ciclos de carregamentos de vida útil.

Mas as vantagens não se ficam por aqui, o facto dos nanotubos de dióxido de titânio serem de fácil produção, tornará estas novas baterias mais baratas.

De momento, este tipo de baterias só foi testado em carros elétricos. Esperemos que estas sejam rapidamente adaptadas aos dispositivos móveis. Seria interessante que a autonomia da bateria, dos nossos telemóveis, se prolongasse por mais de 20 dias.