Avião elétrico futurista – um protótipo com duplo rotor de inclinação

Partilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Project Zero é um avião protótipo futurista, desenvolvido pela empresa europeia Anglo-Italiana, construtora de helicópteros, AgustaWestland, com a finalidade de demonstrar a tecnologia de inclinação de rotores.

Este não é um avião conceptual, visto que tem vindo a sobrevoar os céus (em segredo) desde 2011.

O protótipo Project Zero é, integralmente, alimentado por energia elétrica e capaz de se deslocar como um helicóptero. Aos seus dois rotores, é-lhes permitida uma amplitude de inclinação de até 90 graus, transformando esta aeronave num avião rápido e eficiente.

Project Zero é elétrico, por isso é também bastante silencioso e não necessita de uma transmissão ou sistema hidráulico. E tendo em conta que um gerador elétrico é apenas um motor elétrico invertido, quando parada, a aeronave é capaz de recarregar as suas baterias, com a ajuda do vento.

A empresa AugustaWestland não fez qualquer referência ao desempenho da aeronave ou à sua autonomia (elétrica), no entanto não põe de parte a eventual instalação de um motor a diesel. Outra característica interessante desta aeronave é a possibilidade de remover a ponta das asas, se a pretender utilizar apenas em modo de helicóptero.

Infelizmente, estas são as únicas informações e imagem disponíveis que temos do Project Zero. Esperemos, em breve, poder dar-lhe mais a conhecer sobre esta aeronave protótipo futurista.

Fonte & créditos de imagem: AgustaWestland

Partilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email
Artigos Relacionados
Comentários